Raul Santos, Basquetebol



segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

JOGADORES da Equipa de BASQUETEBOL Senior do F. C. PORTO TREINARAM com os Jovens Jogadores da JUVENTUDE PACENSE

Nuno Marçal, ( Estremo Internacional da Equipa Sénior do F.C.Porto de Basquetebol ), e João Figueiredo ( Base internacional do F.C. Porto Basquetebol ) assim como Luís Geirinhas ( Preparador Físico da equipa sénior de Basquetebol Profissional do F.C.Porto) estiveram presentes num treino de basquetebol com os jovens basquetebolistas da Juventude Pacense, no Pavilhão Municipal de MODELOS em Paços de Ferreira, participando assim desta forma na formação destes jovens jogadores com a sua presença, convivendo e brincando e ensinando com se joga e treina Basquetebol ao mais alto nível em Portugal, oferecendo assim a estes jovens uma verdadeira prenda de Natal que seguramente tão cedo não esquecerão.

Os jovens Basquetebolistas da Juventude Pacense tiveram a (rara) oportunidade de conviverem neste Natal de 2008 com dois dos mais prestigiados jogadores seniores do Basquetebol Nacional, Nuno Marçal, de 32 anos e 2,05 metros de altura e João Figueiredo 29 anos e 1,88m , e ainda com o preparador físico Luís Geirinhas.

Para além de uma pequena sessão de perguntas por parte dos mais novos puderam participar também num jogo contra a estrela portuguesa do Basquetebol Nacional incluído na equipa de treinadores, podendo assim ver bem de Perto os afundanços e as excelentes jogadas deste fantástico jogador.
A pergunta mais frequente a Marçal era se para se jogar basquetebol seria obrigatório ser muito alto. Marçal respondeu que não, mas que no caso dele o ajudava bastante.
João Figueiredo disse que não precisavam de ter 2 metros para serem bons jogadores de Basquetebol, e que o basquetebol é dos poucos desportos em que jogam jogadores de todas as alturas, e que os seus 1m85 provavam que não é necessário ter 2m para se ser bom jogador, para se driblar bem, passar bem e lançar bem. È uma questão de jeito, gosto, muita vontade e, acima de tudo de muito, muito treino “lançou” ele.

De seguida, Nuno Marçal exemplificou no seu aquecimento de jogo com bola algumas formas de como driblar, passar e como lançar correctamente, exercícios que os mais novos seguiram muito atentamente sempre comentando e tentando executar como “ele” fazia.
Após este aquecimento com bola iniciou-se o Jogo entre os Jovens jogadores e uma equipa formada pelos vários Treinadores de Basquetebol da Juventude Pacense e Nuno Marçal, tendo assim oportunidade os atletas de participarem e de jogarem contra o grande jogador do Futebol Clube do Porto, podendo ver assim de perto os seus mágicos dribles com a bola, os seus lançamentos triplos de 7 a 8 metros de distância e os seus fantásticos afundanços, só ao alcance de jogadores de alto nível. Participaram os atletas Sub 16 e Sub18 neste evento. No final do jogo, Nuno Marçal e João Figueiredo participaram no “grito de guerra” com a equipa da Juventude Pacense, o que deixou os atletas muito motivados e felizes pela sua participação.

Raul Santos ex-jogador de Basquetebol do F.C.Porto, antigo colega de Nuno Marçal e João Figueiredo (tendo sido campeão Nacional com Nuno Marçal em 1999, 2000 e 2002) actual treinador de basquetebol da Juventude Pacense, salientou no final a importância do desenvolvimento deste tipo de acções entre os mais jovens e com a participação das estrelas do basquetebol nacional, como experiência muito positiva para o desenvolvimento e valoração destes jovens na sua formação como pessoas, e também como futuros jogadores de Basquetebol.
Agradecemos ao Nuno Marçal ao João Figueiredo e ao Luís G. por terem comparecido e participado nesta acção e por contribuírem assim para o desenvolvimento dos jovens atletas da modalidade no concelho de Paços de Fer
reira

Sem comentários: